Alumínio é fundamental em equipamentos médicos e farmacêuticos

O alumínio metálico é um dos produtos de uso mais versáteis no mundo moderno, pois com ele pode se fabricar desde uma latinha de refrigerante, até peças fundamentais de aviões, por exemplo. Devido às suas características especiais, o material é muito utilizado e tornou-se fundamental também em produtos de indústrias como a médica e a farmacêutica.

Milton Rego, presidente-executivo da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL), destaca a importância do material para o setor médico e farmacêutico. Segundo o executivo, o alumínio é o elemento principal utilizado nas embalagens de medicamentos, alimentos, suplementos alimentares, bebidas, etc.

A principal característica do alumínio que é utilizada nas embalagens é a impenetrabilidade de luz, água, vapor e gás, o que garante o frescor dos conteúdos por muito mais tempo. Sua leveza e refletividade também são essenciais para na produção de invólucros eficientes.

Muitos equipamentos médicos como máquinas de diálise, cilindros de oxigênio, aparelhos de raio X, tomógrafos, lupas, estetoscópios, diapasões, painéis, camas de hospital, macas, cadeiras de rodas, andadores, muletas, bengalas e maletas possuem diversas peças feitas de alumínio.

Sistemas de iluminação a led e mobiliário hospitalar, como suportes para equipamentos em UTIs, por exemplo, também tem o alumínio como uma de suas principais matérias-primas. Nesse contexto, os tubos e perfis de alumínio também são muito utilizados na fabricação de diversos itens hospitalares.

Perfil de Alumínio estrutura facilita montagens de estruturas hospitalares

Muito versátil e prático, o perfil de alumínio estrutural é uma peça largamente aplicada na construção de móveis e estruturas hospitalares. Muito leve e durável, ele permite montagens flexíveis e criativas, que se adaptam às necessidades de cada tipo de ambiente e aplicação específica.

Os acessórios para perfil de alumínio estrutural também são opções inteligentes, que garantem o melhor custo benefício para os mais variados segmentos construtivos, já que tem possibilidade de acabamentos diversos como a pintura eletrostática e a anodização, formas de personalizar cada projeto.

Outras vantagens do alumínio

O alumínio é muito leve, excelente condutor de calor, resistente à corrosão ambiental e possui um baixo ponto de fusão, características que demonstram sua eficiência na indústria de uma forma geral. Ele apresenta uma longa vida útil e não necessita de processos de soldagem e tratamento químico, o que o torna um produto que permite redução de custos de manutenção a longo prazo.

Sem dúvida, outro fator que contribui e muito para sua maior utilização é o fato de o alumínio ser altamente reciclável. Ele pode passar pelo processo inúmeras vezes sem perder suas propriedades, o que não acontece com outros materiais. Isso garante alta sustentabilidade em termos ambientais e sociais, já que movimenta toda uma cadeia de coleta, comercialização e geração de renda a partir do resíduo.

Para saber mais sobre o assunto, veja esse vídeo sobre a importância da embalagem de alumínio.

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *