Alumínio pode ser reciclado infinitas vezes

  1. aluminio reciclagem hyspex blog

Quando falamos em reciclagem, o primeiro nome mais lembrado é o alumínio. Esse metal pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características no processo.

Sem dúvida, essa é uma grande vantagem em relação a outros materiais. Todo tipo de peça, embalagem, perfil aluminio, componentes usados na construção civil, como janela alumínio, cantoneira de alumínio, entre outros, podem ser reciclados e tornarem-se novos produtos forjados com o material.

Em todo o mundo, as latas de alumínio para bebidas representam a maior parcela das embalagens semirrígidas. Por terem alta concentração do metal, esse tipo de embalagem é bastante valorizada.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), no Brasil, em 2014, foram recicladas 98,4% das latas de alumínio. Somente nesse período, cerca de 23 bilhões de embalagens deixaram de ser jogadas no meio ambiente para serem reaproveitadas, o que corresponde a quase 2,6 milhões por hora.

O processo de reciclagem do alumínio exige apenas 5% da energia elétrica necessária para a produção do metal primário. Além disso, não há a necessidade de exploração e refino, o que reduz drasticamente as emissões de carbono, preservando o meio ambiente. Estima-se que cerca de 75% do alumínio produzido até hoje ainda esteja em uso e parte dele já tenha passado por inúmeros processos de reciclagem.

No Brasil, a reciclagem de alumínio é uma importante fonte de emprego e renda para milhares de famílias. Somente em 2014, segundo a ABAL, R$ 845 milhões foram injetados na economia nacional, apenas com a compra de latas usadas. Isso demonstra que o país tem um mercado de reciclagem estabelecido, em todas as regiões.

A coleta e a comercialização de latas do metal é a principal fonte do processo, mas não se pode deixar de lado a necessidade de reciclagem dos demais produtos feitos de alumínio.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *