Aprenda de uma vez como soldar tubo de alumínio

  1. como soldar tubo de aluminio hyspex blog

Uma grande dúvida que surge entre os profissionais é a respeito da soldagem de materiais, especialmente do alumínio. Por ser relativamente novo no mercado, o tubo de alumínio sofre preconceito de quem já trabalha com outros metais há muito tempo.

Muitos dizem que o alumínio não “pega” bem a solda ou que entorta demais ao ser instalado. Porém, a maior parte dessas afirmações são equivocadas.

Basta saber trabalhar com o metal para obter o que ele oferece de melhor.

Tubos de alumínio

Os tubos e perfis de alumínio tem como maior vantagem a sua leveza. Enquanto os tubos de aço carbono são pesados, exigem uma equipe técnica especializada, além de maquinário para serem instalados, os tubos de alumínio são leves e fáceis de instalar.

Os de aço são ásperos, apresentam rápido desgaste, bem como a corrosão que contamina os líquidos e gases transportados. Tubos feitos como esse metal apresentam vazamentos constantemente. Já os produzidos em alumínio, não sofrem corrosão.

Como emendar tubo de alumínio

As indústrias já possuem alta tecnologia e amplo conhecimento técnico dos processos de soldagem de tubos alumínio. A temperatura de fusão, que no cobre é de aproximadamente 1,2 mil graus Celsius, no alumínio ocorre em apenas 670°C. Isto exige controle para executar uma solda de qualidade, que preserve a característica do metal e ainda seja segura e funcional.

De acordo com especialistas, o equipamento mais indicado para soldar alumínio é a máquina de solda tipo TIG com argônio. Com esse equipamento, é possível emendar tubos de alumínio de 10mm, tubos de alumínio de 8mm, tubos de alumínio de 6mm, ou demais medidas comerciais de tubos de alumínio disponíveis no mercado.

O procedimento básico para a soldagem é o seguinte:

1- Deite os tubos de alumínio em uma cantoneira reta para que eles fiquem na posição correta.

2- Coloque um tubo próximo ao outro, com cerca de meio a um milímetro de distância.

3- Depois, aplique pontos de solda a 180 graus um do outro. Comece por um lado, vire noventa graus, aplique mais um ponto e assim por diante. Em
resumo, dê um ponto de solda o mais distante possível do ultimo ponto dado.

4 – Após esse procedimento, faça a “costura final”. Para melhores resultados, indica-se aquecer e manter aquecido o tubo durante o processo de soldagem.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *