Como cortar perfil de alumínio com segurança e precisão?

  1. como cortar perfil de aluminio hyspex blog

O alumínio é um metal leve, maleável e fácil de se trabalhar. Porém, é preciso ter atenção e cuidado com o ferramental a ser usado nos processos de corte, dobra, solda e furação desse material para que haja precisão, qualidade e segurança no trabalho. Cortar perfil de alumínio, por exemplo, exige ferramentas corretas e manuseio adequado para resultados satisfatórios.

Máquina para cortar perfil de alumínio

Boas opções para cortar perfis de alumínio ou chapas de alumínio são as serras de fita. Porém, é preciso observar que a espessura da chapa precisa ser maior ou igual a distância de 3 dentes da serra. Para chapas mais finas a guilhotina hidráulica é a ferramenta mais adequada. Já para chapas muito grossas, o mais indicado é uma fresadora.

Serra para cortar perfis de alumínio

Uma escolha de baixo custo para cortar perfis de alumínio com até 10mm de espessura é uma serra tico-tico com lâmina apropriada. Tenha cuidado, pois adaptar uma esmerilhadeira, por exemplo, para o serviço é muito perigoso. Os discos abrasivos dessa ferramenta são projetados somente para materiais muito rígidos, como os compostos de ferro. Como o alumínio derrete facilmente, ele penetra nas fibras do disco e, com o aumento de temperatura, dilata e o faz trincar.

Adaptar outro tipo de disco, como os de aço rápido ou com dentes de vídea, não é uma boa opção. Ambos não suportam flexão lateral e, por isso, podem se partir sem grande dificuldade. Isso também se aplica para trabalhar perfil de alumínio extrudado em rebolo de pedra para esmeril. O material penetra na pedra e pode quebrá-la. Dê preferência a rebolos com cerdas de aço que, de acordo com o seu comprimento, permitem melhor acabamento da superfície.

Como cortar perfil de alumínio em 45 graus

O corte 45 graus é também conhecido como “meia esquadria” ou “modo convencional”. A ferramenta mais adequada para esse tipo de corte, bastante usados na fabricação de esquadrias de alumínio, é a serra de disco (serra esquadria) ou “policorte” com discos de 12 polegadas. Utilize um limitador preso com um alicate de pressão na peça para ajudar na precisão do corte.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *