Como o alumínio vem conquistando a indústria de transformação

  1. conectores e dissipador de aluminio hyspex

Já é fato que o uso do alumínio vem se expandindo cada vez mais. Em diversas áreas produtivas o metal ganha espaços que antes eram exclusivos de outros materiais. Na indústria eletrônica, por exemplo, componentes eletrônicos como o dissipador de alumínio, assim como fios, cabos e conectores de alumínio já são realidade há algum tempo.

E isso se explica pela redução do preço, do peso e à versatilidade que esse material possui.

O alumínio e sua aplicação em produtos eletrônicos estão presentes em discos compactos, luminárias comerciais, turbinas eólicas, fitas refletivas (fita de alumínio), equipamentos da indústria de alimentação, refletores, condensadores, caixas de montagem, entre outros.

A lista de possibilidades de uso é infinita. Isso ainda sem mencionar sua aplicação intensa em cabos aéreos, onde a questão do peso é fundamental.

Dissipadores de alumínio para eletrônica

A maioria dos componentes eletrônicos que geram calor precisa de dissipação térmica eficiente para operar com estabilidade. As propriedades térmicas do alumínio permitem conduzir o calor com rapidez e eficiência.

Devido, também, à sua boa condutividade elétrica e resistência à corrosão, o metal é usado para cobrir, por meio de uma camada eletrolítica, as superfícies de conexões elétricas. Assim é possível garantir uma conexão de baixa resistência elétrica e livre de ataque químico do meio.

Para acessar o catálogo de conectores e dissipadores em alumínio da Hyspex, clique aqui.

Alumínio na indústria automotiva

Para atender à demanda da indústria automotiva e melhorar o desempenho energético dos veículos, as montadoras fazem estudos para substituir o cobre das fiações elétricas pelo alumínio, que é mais leve e possui boa condutividade.

Embora inferior que a do cobre, a propriedade de condução do alumínio pode ser compensada pelo incremento do volume de fios. A adoção de fios e cabos de alumínio representa uma redução significativa de peso dos chicotes elétricos, o que proporciona uma diminuição significativa no consumo de combustível e também na emissão de CO² dos veículos.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *