Como um perfil de alumínio deslizante pode te ajudar?

Você quer saber como um perfil de alumínio deslizante pode te ajudar? Pense numa daquelas janelas antigas, feitas de madeira, que você tinha que empurrá-la, puxar e encaixar até a janela empenar de tanto puxa e empurra. E era aí que começava o problema, principalmente em noites de frio.

Tudo bem que o exemplo é exagerado, mas você pode imaginar várias situações análogas já presenciadas em sua vida, não pode? Da mesma forma que você já deve ter percebido o caráter revolucionário do perfil de alumínio deslizante quando vai entrar num prédio e a porta se abre automaticamente.

Tudo bem que, antes de chegar ao perfil de alumínio deslizante, você passa por um sistema eletrônico, possivelmente com câmera ou algum tipo de biometria, mas o fato é que, uma vez deflagrado o processo, a porta desliza suavemente sobre o perfil de alumínio, que lhe oferece encaixe, suporte e sustentação, para que você possa passar.

Você mora em apartamento? Está em casa agora? Experimente ir até a janela ou à porta da sacada e observe como é o mecanismo de abrir e fechar a porta. Como se trata da janela do seu apartamento é bem provável que o mecanismo de ativação seja manual, mas se a porta ou a janela rolam sobre o perfil inferior é porque esse perfil de alumínio é deslizante.

Perfil de alumínio deslizante é mais prático e otimiza espaço

E a tendência é de que logo todas as portas e janelas, seja a impulsão automática ou manual, se tornem deslizantes.

Uma boa explicação para isso, embora não a única, é que existe um padrão de construção no mundo civilizado, em que as janelas, principalmente, são construídas em vidro ou acrílico, tendo como estrutura de sustentação, movimentação e suporte as esquadrias, que podem ser de alumínio ou outro material, sendo as primeiras as mais eficientes e, não por outra razão, as mais utilizadas pelo setor de construção.

Esse sistema com esquadrias e vidro é superior em aspectos como aproveitamento da luz, vedação de som, chuva e vento, proteção contra poeira e acabamento estético. E você vai perguntar o que tem o perfil de alumínio deslizante com essa história. E a resposta é que as janelas deslizam, sendo muito mais prático fechá-las, mesmo que manualmente.

Como funciona o perfil deslizante?

Até aqui tudo bem, mas qual é o segredo?

Conceitualmente, é muito simples. Basta mais uma vez olhar para aquela janela e você perceberá que há um perfil de fixação interior. Nele fica encaixado o perfil deslizante, que é uma peça central.

O sistema já pode vir pronto de fábrica e sob medida para o seu projeto. É assim que funciona aqui na Hyspex.

É só fazer sua encomenda e receber perfis de alumínio de altíssimo padrão, no formato e medida que você solicitar.

Nesse sistema, o perfil que envolve o vidro da janela se encaixa no perfil deslizante, de modo a ficar ligeiramente suspenso, evitando assim o atrito com a superfície do perfil de sustentação.

Conceitualmente é simples, mas se é tão simples assim, por que só nas últimas décadas se tornou tão comum? A resposta é que isso só é possível graças ao desenvolvimento de processos tecnológicos industriais e à versatilidade do alumínio.

Podendo o sistema estar presente em portas, janelas, armários, box de banheiro e outros projetos.

Sugerimos que você assista a este vídeo para ampliar um pouco mais o tema:

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *