Perfil de alumínio arredondado: como é feito e quais as aplicações?

Você já ouviu falar em perfil de alumínio arredondado? É bem provável que a maioria das pessoas não saiba dizer o que é um perfil de alumínio, muito embora esse elemento esteja presente em nossa rotina por todos os lados, inclusive em nossas casas.

Antes, porém, vamos falar um pouco sobre o que é alumínio. É claro que quando falamos de alumínio você tem uma ideia bem clara do que seja. Trata-se de um metal leve e macio, porém muito resistente, o que o faz bastante apreciado pela indústria de construção civil.

Está fortemente presente na indústria pesada, na fabricação de aeronaves, automóveis, veículos náuticos e tanques de guerra. Está presente, também, em utensílios de cozinha, latas e nas sempre agradáveis esquadrias, que dão suporte a portas e janelas de vidro.

Sobre suas principais propriedades, destacamos a imunidade à corrosão, devido ao revestimento de óxido, a resistência a impactos e a condutibilidade de calor, o que explica ser um dos materiais preferidos para o emprego na fabricação de panelas.

O que é um perfil de alumínio?

Além disso, o alumínio é reciclável, o que contribui para tornar esse metal ainda mais desejado nos dias atuais, em que tal propriedade confere ao material a condição de ambientalmente sustentável.

É devido às suas propriedades que o alumínio é utilizado na produção dos perfis, que são elementos cuja finalidade é fixar e suportar estruturas. Talvez você tenha em sua casa perfis de alumínio dando fixação e suporte às suas janelas de vidro ou acrílico.

A utilização desse elemento vai muito além. Os perfis de alumínio estão presentes nos processos industriais, em móveis, cantoneiras, portões e muitas outras aplicações.

Podem ser produzidos em diversos tamanhos e formas, dependendo da finalidade a que se destinam. Quanto à forma, podem ser tubulares, quadrados, retangulares, hexagonais, em barra, arredondados, etc.

Para que serve o perfil de alumínio arredondado e como é produzido?

O perfil de alumínio arredondado é um dos mais procurados em diversos setores industriais. Incluam-se na lista o setor automobilístico, elétrico, de equipamentos, transporte e construção civil.

O perfil de alumínio arredondado pode ser comercializado com seu acabamento natural ou colorido com pintura eletrostática, o que aumenta sua versatilidade e empregabilidade como artigo decorativo.

É mais comum que tenhamos como referência as aplicações da construção civil. Você pode lembrar-se de um perfil arredondado de alumínio em esquadrias, corrimãos, estruturas de telhado, fachadas e outros.

Quanto à fabricação, as ligas de alumínio, antes de serem transformadas, passam por um processo chamado “anodização”, que consiste em torná-las mais resistentes à corrosão.

Com suas características definitivas, as ligas de alumínio são transformadas em perfis, por meio de um processo chamado extrusão. A extrusão em alta temperatura faria lembrar a preparação de um bolo. O metal fundido passa por uma espécie de seringa e é injetado em um molde. Na parte final do processo, o alumínio já sai transformado em um novo produto.

No nosso caso, esse produto é o perfil de alumínio arredondado. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil.

Sugerimos, para aprofundar o conteúdo, que você assista a este vídeo:

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *