Perfil de alumínio cadeirinha: fabricação, usos e vantagens

Muito usado na construção civil, o perfil de alumínio cadeirinha é fundamental em uma série de montagens. Assim como outros tipos de perfis, esse modelo se destaca por sua versatilidade, durabilidade e leveza que facilitam seu transporte e manutenção. Para se ter uma ideia, o alumínio possui um terço da densidade e da rigidez do aço, daí já dá para entender porque essa peça é tão interessante. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é e como é feito o perfil de alumínio tipo cadeirinha?

O perfil de alumínio tipo cadeirinha é um item indispensável para uma instalação segura. Esse produto é desenvolvido a partir da extrusão de alumínio, uma técnica que transforma as ligas metálicas em barras de diversos formatos para que possam ser usados em aplicações da construção civil, por exemplo.

Processo que envolve temperaturas elevadas e alta pressão, a extrusão do alumínio é facilitada devido a grande maleabilidade do tarugo metálico, que ao passar por uma matriz, é transformado no perfil cadeirinha, perfil de alumínio tipo H ou perfil U alumínio, como é chamado em alguns casos.

Os perfis cadeirinha são produzidos nas espessuras de 20mm, 25mm 30mm e, eventualmente, mais espessos chegando até 40mm, nesse caso, sendo um produto premium. As barras extrudadas costumam ser cortadas e comercializadas com 6 metros de comprimento.

Onde é usado?

Basicamente, o perfil de alumínio cadeirinha é comum nas montagens de esquadrias em geral. Ideais na criação de janelas, portas, portões, box, venezianas e no fechamento de vãos, os esses perfis também são muito usados em coberturas de policarbonato, onde também é conhecido como perfil de alumínio para arremate.

Usado como batente, trilho e para vedação, esse perfil é ideal para suportar vidro temperado e conta com uma linha pesada, que comporta vidros de maiores espessuras. O perfil de alumínio cadeirinha possui função também como contramarco, onde é fixado na alvenaria ou no concreto através de grapa ou de chumbadores.

Vantagens do perfil alumínio cadeirinha

Um perfil alumínio cadeirinha proporciona economia, pois dispensa lixamento, pintura e conservação periódica. Também é reconhecido por oferecer leveza e baixo peso específico.

O alumínio é inoxidável e apresenta fatores determinantes: a durabilidade e a resistência contra a corrosão e a maresia. Além disso, os perfis podem sair de fábrica já pintados em diversas cores, graças ao processo de eletrostático, que garante resultados altamente satisfatórios.

Outra vantagem é com relação à limpeza, pois esses perfis tipo cadeirinha só precisam de água e sabão para serem limpos. Já quando descartados, podem ser totalmente reciclados, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Para uso em esquadrias e estruturas, esse produto deve ser fabricado e instalado de acordo com as determinações e normas técnicas, como as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dentre elas a NBR 7000, NBR 8116, NBR 12609, NBR 14125, NBR 14232 e NBR ISO 209, por exemplo.

Conheça os modelos de perfil de alumínio cadeirinha da Hyspex clicando aqui!

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *