Perfil de alumínio para energia solar: 5 peças comuns do mercado

  1. Perfil de aluminio para energia solar hyspex

É inegável o crescimento exponencial do uso fotovoltaica em nosso país e, por consequência, a procura por perfil de alumínio para energia solar. Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), a fonte solar fotovoltaica representa 99,8% das instalações de geração distribuída no Brasil, o que significa 171 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede elétrica e mais de R$ 10 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, nas cinco regiões nacionais.

Como é o perfil de alumínio para energia solar?

O perfil de alumínio para energia solar é como uma moldura ou esquadria comum. Ele é produzido a partir da extrusão de tarugos metálicos e geralmente é anodizado para poder suportar a ação climática. Esse produto é desenvolvido de forma reforçada para proporcionar resistência aos componentes e garantir sua integridade nas mais adversas situações.

Por ser impermeável e altamente resistente à corrosão, o perfil de alumínio é o melhor material para ser usado em frames e suportes de painéis de luz solar. Além disso, o material possui baixa densidade, alta condutividade de calor, leveza, plasticidade e alto nível de elasticidade, que permitem a montagem das estruturas de maneira muito mais rápida e simples.

Além dessas características, que permitem uma elevada vida útil, o perfil de alumínio para energia solar é totalmente reciclável e ecologicamente correto. As peças podem ser infinitamente reaproveitadas, enquanto outros materiais, como plásticos e madeira, por exemplo, costumam ter limitações quanto ao aproveitamento nos processos de reciclagem.

Baixa necessidade de manutenção do perfil de alumínio para energia solar

Devido ao baixo peso e à durabilidade, os suportes, perfis de alumínio para energia solar e outros componentes utilizados nos sistemas fotovoltaicos devem ser construídos em alumínio estrutural e similares por sua leveza, estabilidade, segurança e ausência de manutenção.

Outros materiais exigem tratamento contra corrosão, galvanização a fogo, por exemplo, mas devem ser sempre avaliados quanto a custos, vida útil e manutenções prematuras da instalação.

Peças baseadas em perfil de alumínio para energia solar

Conheça agora 5 peças fabricadas a partir de perfil de alumínio para energia solar que são muito comuns no mercado e costumam fazer parte da maioria dos projetos desse setor:

Suporte angular regulável: peça fundamental para a fixação das placas fotovoltaicas. Possui inclinação adequada em relação à longitude do local, o que facilita a captação dos raios solares.

Perfil de sustentação: elemento estrutural para suportar painéis solares de diversos tamanhos.

• Frame: O frame é um perfil de alumínio jateado e anodizado que serve como uma moldura de painel em estrutura para energia solar.

• Fixador para telhas: Existem diversos tipos de fixadores, como SPR para telhas cerâmicas, SPM para as metálicas e PPR para os modelos de fibrocimento.

• Grampos de junção ou Middle Clamp: Os grampos em geral são de junção, como “T” ou “U” e possuem sistema regulável, servindo para travar os painéis.

• Grampos de fechamento ou End Clamp: Os grampos de fechamento são, em sua maioria, em formato de “Z” e possuem sistema regulável, servindo para travar e finalizar a instalação dos os painéis.

Para saber mais sobre perfil de alumínio para energia solar e soluções personalizadas para instalações fotovoltaicas, entre em contato com a Hyspex, uma empresa que possui processos automatizados, maquinário moderno e ISO 9001.

Para complementar, recomendamos que assista a esse vídeo que explica como funciona a energia fotovoltaica.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *