Quais as vantagens do perfil de alumínio para estufa agrícola?

  1. perfil de aluminio para estufa agricola hyspex

A hidroponia é uma tendência na agricultura e necessita de tecnologias para poder ser executada. Dentre elas, talvez a mais relevante seja as estufas agrícolas, consideradas por muitos como a melhor solução para reduzir perdas no processo produtivo de frutas e hortaliças. Nesse contexto, o perfil de alumínio para estufa agrícola surge como um importante componente de montagem das estruturas. Confira as vantagens desse material.

O que é hidroponia?

A hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas, sem uso do solo. Os nutrientes que a planta precisa para produção e desenvolvimento são fornecidos apenas por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários: nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, entre outros, dissolvidos na forma de sais.

Essa forma de cultivo exige estufas agrícolas para a fertirrigação, que é a aplicação de adubo em conjunto com a água das regas. Essa ação gera uma grande economia ao negócio, pois a utilização da água é moderada e a eficiência dos nutrientes é mais alta.

O que são estufas agrícolas?

As estufas agrícolas são estruturas de vidro ou de plástico construídas, fundamentalmente, para proteger as hortaliças e frutas das oscilações climáticas e dos fenômenos naturais.
Desenvolvido na Europa para possibilitar o plantio no inverno rigoroso, aqui no Brasil, esse cultivo protegido, através das estufas, minimiza os efeitos da incidência do sol, evita danos provocados pelas chuvas e pelos ventos fortes, além de proporcionar combate às pragas do solo.

Como o perfil de alumínio para estufa agrícola é usado?

As chapas e perfil de alumínio para estufa agrícola são muito utilizados nas calhas estruturais, na fixação do filme com mola de aço no perfil embutido e em tubos de cortinas de ventilação com fixadores longitudinais tipo mola.

As calhas de alumínio para estufas agrícolas permitem o cultivo de flores, folhas, frutos, morangos, hortaliças e, também, a produção de mudas. Além disso, essa peça também auxilia na distribuição da quantidade correta de água.

Quais as vantagens de adotar o perfil de alumínio para estufa agrícola?

O perfil de alumínio para estufa agrícola traz diversos benefícios advindos de sua matéria-prima. Esse material, produzido através do processo industrial de extrusão de tarugos do metal, é considerada uma das formas mais eficientes de viabilizar a hidroponia.

Devido a sua própria característica, o alumínio é altamente durável e resistente à corrosão provocada pelas variações climáticas, como chuva e orvalho, além mesmo da umidade proveniente do solo e das plantas.

Ao utilizar um perfil de alumínio para estufa agrícola, você pode contar com muita leveza e facilidade de instalação das estruturas e acessórios. Esse componente possui alta maleabilidade e elevada soldabilidade, proporcionando acabamentos excelentes.

Um dos principais atributos do perfil de alumínio para estufa agrícola é sua alta reciclabilidade. Depois de muitos anos de vida útil, o material pode ser reaproveitado, com recuperação de parte significativa do investimento além de economia de energia, assim como já ocorre largamente com as latas de alumínio.

Além de tudo isso, o meio ambiente é beneficiado pela redução de resíduos e diminuição da extração de matérias-primas propiciada pela reciclagem do alumínio.

Veja abaixo um vídeo que fala do cultivo de tomates em estufas agrícolas.

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *