Qual a diferença entre pintura eletrostática e anodização?

  1. Linha Pintura Eletrostatica Hyspex Blog

O objetivo dos dois processos é garantir a proteção e a resistência dos perfis de alumínio

Seja com anodização ou pintura eletrostatica, o tratamento da superfície do alumínio é indispensável. Um perfil de aluminio que não recebe nenhum tratamento, após algum tempo acaba adquirindo aspecto escuro e manchado.Ou seja, mais do que cores de perfil de aluminio o acabamento tem como função garantir que o metal permaneça íntegro, garantindo durabilidade por muitos anos.

Aluminio anodizado

A anodização é um processo químico de oxidação forçada. Com parâmetros eletroquímicos controlados, é somente aplicado ao alumínio e suas ligas específicas. Na anodização, o metal Aluminio é transformado em película superficial protetiva. Essa camada ou filme anódico de espessura controlada é chamado também de Oxido de Alumínio. É capaz de alcançar um grau de dureza que varia entre 7 a 8 na escala Mhos, sendo também poroso, anidro e transparente.

Os tratamentos de anodização de alumínio mais comuns dão aspecto fosco natural, fosco ácido, além de preto e tons de bronze às peças. Os anodizados coloridos começaram a entrar no mercado, principalmente em obras de alto padrão e na indústria moveleira. Efeitos estéticos, como o jateado, escovado, lixado ou polido também vem sendo cada vez mais usados pela indústria.

Pintura em aluminio

Já a pintura eletrostática a pó é um método no qual a tinta é aplicada sobre o alumínio automaticamente ou em processo manual através de equipamentos eletrostáticos. Na ponta de uma pistola eletrostática é criado um campo eletrostático que gera íons negativos. Dessa forma, o perfil alumínio atua como polo positivo pela existência desse campo que induz na peça a criação de íons positivos. Assim, a tinta a pó adere perfeitamente no perfil de alumínio.

Para que o alumínio possa receber bem a tinta é preciso que ele seja preparado. Para isso, um pré-tratamento deve ser feito com desengraxe, cromatização e secagem. Após essas etapas os perfis de alumínio podem ser pintados. Depois de receber a tinta, as peças devem ir para a polimerização (cura ou secagem).

Atualmente, existe grande variedade de pigmentos e cores para pintura de perfis de alumínio, sendo o branco brilhante o mais comum. Dentre os tipos de tintas aplicáveis para pintura de alumínio estão a epóxi, híbrida, poliésteres, poliuretanos e tinta em pó metálica.

Clique aqui para conhecer o setor de pintura eletrostática da Hyspex.

Meio ambiente

Tanto a anodização quanto a pintura eletrostática são métodos seguros e ecológicos, pois os processos são livres de solventes orgânicos e metais pesados.

Posted in:

2 Comentários

    • Prezado Hermes,
      Caso desejar utilizar o nosso conteúdo em seu site, desde que no final do texto mencione os créditos da Hyspex Alumínio, com o link para o nosso site: http://www.hyspex.com.br, pode utilizar sim, sem problemas, seguindo esse processo, se julgar pertinente. Tudo bem?
      Estamos a sua disposição!
      HYSPEX ALUMÍNIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *