Saiba mais sobre o perfil de alumínio de encaixe e suas aplicações

Fabricado por empresas especializadas, o perfil de alumínio de encaixe é um produto extremamente versátil, com diversas aplicações em variados segmentos. Por permitir montagens flexíveis, mas rápidas e eficientes, esse componente vem sendo muito adotado por indústrias e profissionais que buscam maior qualidade em seus projetos. Saiba mais sobre essa peça lendo esse artigo!

O que é o perfil de alumínio de encaixe e como é fabricado?

Por perfil de alumínio de encaixe entende-se um produto que tem como principal diferencial a possibilidade de permitir encaixes e conexões com outras peças. Geralmente, o perfilado por encaixe é vazado ou tubular, mas alguns podem ser semitubulares, com partes vazadas preenchidas parcialmente pelo alumínio.

O perfil de alumínio de encaixe é uma peça produzida a partir do processo de extrusão metálica, onde um tarugo de alumínio é forçado, por uma prensa hidráulica, a passar por um orifício (ferramenta). Nesse método são aplicadas altas pressões e temperaturas de forma a gerar um produto com o formato desejado.

Esse tipo de perfil pode ser produzido a partir de diversas ligas de alumínio e comercializado em versões com cantos vivos, arredondados ou sextavados, o que permite aplicações variadas sem perder sua funcionalidade e as características que fazem do metal um elemento especial.

Apesar da maleabilidade do alumínio, material que pode passar por qualquer tipo de extrusão, existem alguns tipos de ligas que proporcionam uma maior faixa de propriedades para a extrusão de perfis, o que confere máxima eficiência no processo.

Cada uma das ligas de alumínio possui características específicas, podendo ser extrudadas com maior facilidade e outras que requerem um processo mais complexo, que implica até mesmo na necessidade de redução na velocidade da extrusão.

Onde o perfil de alumínio com encaixe é aplicado?

São diversas as áreas de aplicação do perfil de alumínio com encaixe. Muito versátil, esse produto reúne todas as qualidades técnicas do metal, como a alta capacidade de absorver impactos, a resistência à corrosão e às altas temperaturas, leveza e capacidade de aplicação em ambientes inflamáveis, pois não é um material combustível.

Veja algumas possíveis aplicações desse tipo de perfilado:

  • Indústrias em geral: são grandes usuárias de perfis de alumínio estrutural (encaixe) para montagens de estruturas de apoio para suas atividades. Empresas fabricantes de máquinas, de componentes eletropneumáticos, automobilísticas, fabricantes de autopeças e de integradores de sistemas robotizados são alguns exemplos de consumidores desse produto, também conhecido como perfil de alumínio modular.
  • Móveis: usado nas montagens de móveis como armários, guarda-roupas, gaveteiros, etc. O perfil de encaixe para móveis é utilizado principalmente no acabamento de móveis planejados, puxadores, portas corrediças e nos trilhos que fazem as gavetas se moverem, por exemplo.
  • Construção civil: essa área utiliza os perfis de alumínio para encaixe de vidros em esquadrias, portões, persianas, boxes, corrimãos, gradis, pergolados, forros e na estrutura de paredes de drywall, por exemplo. Portas e janelas são o campo onde ocorre o maior aproveitamento desse material, sendo extremamente útil para a implementação dessas partes integrantes das construções.
  • Outros: Os perfis de encaixe também são muito usados em estruturas de telas mosqueteiras, sistemas de painéis solares, trilhos de cortinas, elementos decorativos para casas e escritórios, entre outros.

Gostou de saber mais sobre o perfil de alumínio de encaixe? Caso tenha dúvidas ou mesmo necessite de um orçamento, entre já em contato conosco!

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *