Tubos de Alumínio ganham espaço no mercado

  1. Tubos de Aluminio mercado Hyspex Blog 2
  2. Tubos de Aluminio mercado Hyspex Blog

O uso de tubos de aluminio vem aumentando em larga escala em diversas aplicações. Além de apresentarem mais vantagens frente a outros materiais, os tubos produzidos com alumínio estão ficando com preços mais em conta, o que representa melhor relação custo benefício.

As aplicações desse componente envolvem a fabricação de máquinas agrícolas, construção civil, sistemas de irrigação, sistemas de ventilação e iluminação, produção de móveis, instalações elétricas, acessórios para piscinas e automóveis, entre outras.

Os tubos feitos com aço carbono, por exemplo, são pesados, ásperos, exigem equipe técnica especializada além de maquinário específico para serem instalados. Eles ainda sofrem desgaste rápido e também corrosão, o que acaba contaminando líquidos e gases transportados. O risco de vazamentos é alto. Já os tubos aluminio são leves, fáceis de limpar e de instalar e tem a grande vantagem de evitar rompimentos e explosões, devido à alta qualidade do material empregado na sua fabricação.

Para atender a todas as necessidades da indústria e dos clientes em geral, os tubos são fabricados em diversas especificações. O tubo de alumínio retangular ou o tubo de alumínio quadrado são usados como molduras, trilhos, estruturas etc. Já o tubo de alumínio redondo é bastante usado em instalações elétricas prediais garantindo a conservação e a integridade dos fios e cabos que ficarão em seu interior.

Um material que vem ganhando muito espaço no mercado é o tubo de alumínio para ar condicionado. A utilização do componente em equipamentos “Split”, por exemplo, é cada vez maior.

O alumínio pode ser moldado de forma fácil, o que representa grande vantagem do seu uso em equipamentos que necessitam suportar altas pressões e/ou temperaturas. Por isso, o metal também está presente nas serpentinas (elementos resinados), onde protege a troca de calor e resiste à corrosão.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *