Você sabia que aplicação do perfil de alumínio naval vai além dos barcos?

  1. perfil de aluminio naval hyspex

Apesar do nome característico, o perfil de alumínio naval não é feito somente para aplicações em embarcações, apesar de essa ser uma utilização comum. Essa denominação, na verdade, se refere a um material, composto por ligas específicas, de altíssima qualidade e características especiais que a conferem vantagens muito interessantes para diversas aplicações industriais.

 

Características e vantagens do perfil de alumínio naval

Um perfil de alumínio naval apresenta grande resistência à corrosão. É ideal para ser aplicado em equipamentos que possuem contato com diversas substâncias. Muito estável, apenas produtos com grande agressividade química podem fazer com que esse perfil entre em processo de corrosão. Este tipo de perfil de alumínio também possui grande resistência mecânica, o que o faz suportar impactos sem sofrer grandes danos.

Os atributos de resistência garantem aos perfis de alumínio naval uma maior durabilidade, com baixa necessidade de manutenção, sendo pouco provável que apresentem defeitos durante um longo período. Essas características positivas ainda se alinham ao fato de que o perfil alumínio naval apresenta boa soldabilidade, o que o torna ideal aplicações em largas estruturas.

Liga de alumínio naval

O tipo de liga de alumínio naval mais comum no mercado é o 5052. Ela apresenta uma excelente usinagem, estabilidade e leveza. Para se ter uma ideia, um perfil em alumínio naval pode ter 1/3 do peso de uma peça fabricada em aço, o que demonstra sua baixa densidade. O material ainda possui condutividade térmica superior em até 4 vezes a do aço carbono, por exemplo. Além disso, o alumínio naval não é inflamável, não absorve água ou umidade e não se deforma como a fibra de vidro, por exemplo.

Alumínio 5052 composição

A liga 5052 é composta de alumínio e magnésio (AlMg). Essa composição faz com que peças e perfis desse material sejam dúcteis no estado recozido, porém acabem endurecendo rapidamente sob trabalho a frio. Quanto maiores os teores de magnésio, maior também a resistência mecânica da liga alumínio 5052. Adicionalmente, ela ainda possui baixa condutividade elétrica, o que torna a sua aplicação muito segura para a maioria dos casos.

Aplicações do alumínio naval

O alumínio naval pode ser usado com sucesso e alta performance em diversos segmentos industriais, como metalurgia, moldes, usinagem, mecânica, automobilística, têxtil, ferramentaria, máquinas e equipamentos, entre outros. Na forma de perfil extrudado de alumínio, esse material atende a todas as necessidades onde se necessita de perfis de alta qualidade, como esquadrias, móveis, construção civil, veículos, trens, barcos, navios etc.

Abaixo você pode conferir um vídeo que mostra a fabricação de lanchas que utilizam chapas de alumínio naval em sua produção.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *