Perfil C alumínio anodizado: o que é e quais são suas aplicações?

Existe uma enorme variedade de perfis fabricados em alumínio. Indústrias de estruturas metálicas, serralherias, construtoras, fábricas de bicicletas, de malas, automobilísticas, de eletroeletrônicos e muitas outras usam essas peças em seus projetos, suas montagens e fabricações.

Hoje trazemos detalhes e aplicações de um desses materiais, o perfil C alumínio anodizado. Confira!

O que o perfil C alumínio anodizado?

Um perfil é um produto extrudado do alumínio, estruturado através de processos industriais em diferentes formas e aplicações, porém, sem que perca sua alta qualidade e resistência, características desse metal.

No processo de fabricação, conhecido como extrusão, um tarugo de alumínio é forçado, com alta pressão e elevada temperatura, a passar por uma matriz seccional, de dimensões reduzidas, que dá a forma desejada ao perfil.

No caso do perfil C de alumínio, a matriz tem o formato da letra “C”. Geralmente, seu formato de saída é quase tubular, mas não chega a se unir formando um tubo. Após passar pela matriz, o perfilado é tratado termicamente para suportar as pressões em seu uso.

Além disso, o material ainda passa por um processo chamado anodização. Esse tratamento de superfície reforça sua resistência à corrosão, ao calor e ao desgaste. Chamada também de oxidação anódica ou Eloxal, a referida camada de óxido varia de espessura em função do produto.

Assim, forma-se então, o perfil C alumínio anodizado: considerado um perfilado especial, uma peça leve, de alta resistência a fatores como corrosão, elevada durabilidade, excelente absorção de impactos e boa maleabilidade e soldabilidade.

Além disso, o metal é totalmente reciclável, o que o torna uma opção sustentável para a indústria em geral.

Para que serve o perfil C alumínio anodizado?

O perfil C alumínio anodizado é usado principalmente nas indústrias de construção, transporte e manufatura, onde a precisão dimensional e ligas de alumínio de alta qualidade são necessários.

Dentre seus usos, o mais destacado é o da construção civil, geralmente em esquadrias. Quando produzido de forma reforçada (estrutural), esse perfilado é aplicado também na estrutura de paredes, dando forma a casas ou edifícios.

O perfil C também está disponível na versão dobrado, que é usado para a fixação de forros, por exemplo. Outra aplicação famosa desse produto é em isolamentos acústico e térmico, além de ser utilizado como viga de cobertura em telhados ou como longarina de escadas de interiores.

Falando em longarina, mas no contexto industrial, o perfil C alumínio anodizado é usado com porca-mola, parafusos tipo “M”, porcas deslizantes e trilhos DIN para fixação por engate em placas de montagem.

Gostou de conhecer esse perfil? Quer saber mais sobre perfis de alumínio? Então acompanhe nosso blog.

Se deseja obter uma cotação, fale conosco! A Hyspex, empresa com mais de 40 anos de experiência na área, tem uma equipe pronta para tirar todas as suas dúvidas e te atender da melhor forma possível.

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *