Quais tipos de Tubos de Aluminio devo usar?

  1. aluminio tubo de aluminio hyspex blog

Deve-se escolher o formato de tubo e a liga de alumínio mais adequada para a aplicação desejada

A aplicação de tecnologias de ponta vem tornando o tubo de aluminio cada vez melhor para diversas aplicações. Os modernos tubos de alumínio são excelentes condutores de ar comprimido, nitrogênio, água gelada ou quente, por exemplo.

Quanto à fabricação, um tubo de alumínio pode ser produzido em liga 6063, tendo alta resistência à corrosão, mas baixa resistência mecânica. Já o tubo aluminio 6061 apresenta alta soldabilidade e condutividade elétrica. Ou quando usada a liga 6101, o tubo demonstra média resistência mecânica e boa conformabilidade. Existem muitas variedades de ligas para produção dos tubos, cada uma com características específicas.

Saiba mais sobre ligas de alumínio, clique aqui
.
Revestimento

Os tubos de alumínio podem ser revestidos com material polimérico, como o polietileno, por exemplo. Assim, o cano de alumínio ganha bastante resistência e maior durabilidade, podendo suportar altas temperaturas e grande pressão. Esse tipo de tubo revestido pode ser usado em diversos processos industriais.

Tipos de tubos de alumínio

Tubo de aluminio redondo

Tubos redondos feitos de aluminio são empregados, geralmente, em obras de infraestrutura, nas instalações de fiações elétricas e tubulações hidráulicas.
Como o alumínio é um material extremamente versátil, ele pode ser utilizado de várias maneiras e em diferentes situações.

Tubos de aluminio retangular

Os tubos retangulares em alumínio são usados principalmente em aplicações industriais e estruturais.

Eles têm importante função em fundações e estruturas de metal em geral que vão desde à construção de palcos até estruturas para telhados.

Tubo de aluminio quadrado

O tubo quadrado de alumínio pode ter aplicações variadas e pode ser usado para molduras, estruturas, trilhos e industrias em geral. A sua larga aplicabilidade se deve às suas características físicas e químicas que garantem grande resistência à umidade, leveza, maleabilidade e facilidade de perfuração.

Tubo de alumínio anodizado

Qualquer formato de tubo de alumínio pode ser anodizado. Um tubo aluminio comum já tem boas características de resistência, afinal, o material é amplamente capaz de suportar impactos e corrosão. A partir do processo de anodização, o tubo de alumínio anodizado pode garantir ainda mais esta capacidade, sendo possível utilizá-lo nas situações de maior exigência, como sob condições muito rigorosas.

Isso se deve ao banho eletrolítico em que o alumínio recebe um filme de óxido. Dessa forma, é criada uma camada na superfície do produto e, assim, o tubo alumínio anodizado fica mais bem protegido.

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *